Deus escolhe operários especializados
Êxodo 35.30—36.1
1 O Senhor Deus disse a Moisés:
2 — Eu escolhi Bezalel, filho de Uri e neto de Hur, da tribo de Judá, 3 e o enchi com o meu Espírito. Eu lhe dei inteligência, competência e habilidade para fazer todo tipo de trabalho artístico; 4 para fazer desenhos e trabalhar em ouro, prata e bronze; 5 para lapidar e montar pedras preciosas; para entalhar madeira; e para fazer todo tipo de artesanato. 6 Escolhi Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, para trabalhar com ele. Dei também capacidade a todos os homens habilidosos para fazerem todas as seguintes coisas que eu mandei: 7 a Tenda da Minha Presença, a arca da aliança e a sua tampa, todos os objetos da Tenda, 8 a mesa com as suas vasilhas, o candelabro de ouro puro com todo o seu equipamento, o altar de queimar incenso, 9 o altar de queimar as ofertas, junto com todo o seu equipamento, a pia com o seu suporte, 10 as roupas de tecido fino, as roupas sagradas que os sacerdotes Arão e os seus filhos usarão quando servirem como sacerdotes, 11 o azeite de ungir e o incenso cheiroso para o Lugar Santo. Todas essas coisas deverão ser feitas exatamente como eu ordenei.
Sábado, o dia de descanso
12 O Senhor Deus mandou que Moisés 13 dissesse ao povo de Israel o seguinte:
— Guardem o sábado, o meu dia de descanso, pois é um sinal de união entre mim e vocês para sempre, a fim de mostrar que eu, o Senhor, os separei para serem o meu próprio povo. 14 Portanto, guardem o dia de descanso porque ele é sagrado para vocês. Quem não o guardar, mas trabalhar nesse dia, deverá ser morto. 15 Vocês têm seis dias para trabalhar, porém o sétimo dia é o dia solene de descanso, separado para mim. Quem fizer qualquer serviço nesse dia deverá ser morto. 16 O povo de Israel deverá guardar esse dia como um sinal da aliança. 17 É um sinal de união para sempre entre mim e o povo de Israel porque eu, o Senhor, fiz o céu e a terra em seis dias e no sétimo dia parei de trabalhar e descansei.
18 Quando Deus acabou de falar com Moisés no monte Sinai, entregou a ele as duas placas de pedra onde o próprio Deus havia escrito os mandamentos.