1 Meus irmãos, desejo de todo o coração que o meu próprio povo seja salvo. E peço a Deus em favor deles 2 porque eu sou testemunha de que eles são muito dedicados a Deus. Mas a dedicação deles não está baseada no verdadeiro conhecimento, 3 pois eles não conhecem a maneira como Deus aceita as pessoas e assim têm procurado conseguir isso da sua própria maneira. Eles rejeitaram o modo de Deus aceitar as pessoas. 4 Porque, com Cristo, a lei chegou ao fim, e assim os que creem é que são aceitos por Deus.
A salvação é para todos
5 Pois o que Moisés escreveu a respeito de as pessoas serem aceitas por Deus pela obediência à lei foi isto: “Viverá aquele que fizer o que a lei manda.” 6 Porém, quanto a ser aceito por Deus por meio da fé, Moisés diz o seguinte: “Não fique pensando assim: quem vai subir até o céu?”, isto é, para trazer Cristo do céu. 7 “Nem pergunte: quem descerá ao mundo lá de baixo?”, isto é, para fazer com que Cristo suba do mundo dos mortos. 8 O que Moisés diz é isto: “A mensagem de Deus está perto de você, nos seus lábios e no seu coração” — isto é, a mensagem de fé que anunciamos. 9 Se você disser com a sua boca: “Jesus é Senhor” e no seu coração crer que Deus ressuscitou Jesus, você será salvo. 10 Porque nós cremos com o coração e somos aceitos por Deus; falamos com a boca e assim somos salvos. 11 Porque as Escrituras Sagradas dizem: “Quem crer nele não ficará desiludido.” 12 Isso vale para todos, pois não existe nenhuma diferença entre judeus e não judeus. Deus é o mesmo Senhor de todos e abençoa generosamente todos os que pedem a sua ajuda. 13 Como dizem as Escrituras Sagradas: “Todos os que pedirem a ajuda do Senhor serão salvos.”
14 Mas como é que as pessoas irão pedir, se não crerem nele? E como poderão crer, se não ouvirem a mensagem? E como poderão ouvir, se a mensagem não for anunciada? 15 E como é que a mensagem será anunciada, se não forem enviados mensageiros? As Escrituras Sagradas dizem: “Como é bonito ver os mensageiros trazendo boas notícias!”
16 Mas nem todos aceitam a boa notícia do evangelho. Foi Isaías quem disse: “Senhor, quem creu na nossa mensagem?” 17 Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo.
18 Mas eu pergunto: será que eles não ouviram a mensagem? É claro que ouviram! Como dizem as Escrituras:

“A voz deles se espalhou
pelo mundo inteiro;
as suas palavras alcançaram
a terra toda.”

19 Eu pergunto ainda: será que o povo de Israel não soube disso? Moisés foi o primeiro a dar uma resposta. Ele disse:

“Eu farei com que vocês
fiquem com ciúmes de um povo
que não é uma nação;
farei com que fiquem com raiva
de uma nação de gente sem juízo.”

20 E Isaías foi mais corajoso ao anunciar o que Deus disse:

“Eu fui achado por aqueles
que não me procuravam
e apareci aos que não perguntavam
por mim.”

21 Mas, a respeito de Israel, Deus disse:

“O dia inteiro eu abri os braços,
pronto para receber um povo
desobediente e rebelde.”
1 Irmãos, o desejo do meu coração e a minha súplica a Deus em favor deles é para que sejam salvos. 2 Porque dou testemunho a favor deles de que têm zelo por Deus, porém não com entendimento. 3 Desconhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça que vem de Deus. 4 Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê.
5 Ora, Moisés descreve assim a justiça que procede da lei: “Aquele que observar os seus preceitos por eles viverá.” 6 Mas a justiça que procede da fé afirma o seguinte: “Não pergunte em seu coração: Quem subirá ao céu?”, isto é, para trazer Cristo lá do alto; 7 ou: “Quem descerá ao abismo?”, isto é, para levantar Cristo dentre os mortos. 8 Porém, o que se diz? “A palavra está perto de você, na sua boca e no seu coração”, isto é, a palavra da fé que pregamos. 9 Se com a boca você confessar Jesus como Senhor e em seu coração crer que Deus o ressuscitou dentre os mortos, você será salvo. 10 Porque com o coração se crê para a justiça e com a boca se confessa para a salvação. 11 Pois a Escritura diz: “Todo aquele que nele crê não será envergonhado.” 12 Porque não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. 13 Porque: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.”
14 Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? 15 E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: “Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!”
16 Mas nem todos obedeceram ao evangelho. Pois Isaías diz: “Senhor, quem creu em nossa pregação?” 17 E, assim, a fé vem pelo ouvir, e o ouvir, pela palavra de Cristo. 18 Mas pergunto: Será que eles não ouviram? É claro que sim!

“A voz deles se espalhou
por toda a terra,
e as palavras deles alcançaram
os confins do mundo.”

19 Pergunto mais: será que isso não chegou ao conhecimento de Israel? Moisés já dizia:

“Eu farei com que vocês
fiquem com ciúmes
de um povo que não é nação;
por meio de gente insensata
eu os provocarei à ira.”

20 E Isaías é tão ousado que diz:

“Fui achado pelos
que não me procuravam,
revelei-me aos que
não perguntavam por mim.”

21 Quanto a Israel, porém, diz:

“Todo o dia estendi as mãos
a um povo desobediente
e rebelde.”