É inquestionável que a Páscoa é uma das festividades bíblicas mais conhecidas. No entanto, surge a questão: nós, cristãos, devemos realmente celebrá-la? Se sim, por quê e de que forma deveríamos celebrá-la? Para responder a essas indagações, é vital explorarmos as raízes bíblicas e teológicas que a fundamentam, garantindo que nossa celebração seja um ato de fé genuína, e não uma mera apropriação cultural desprovida de significado para nossa espiritualidade.

O Que é a Páscoa?

Páscoa, do hebraico, ספח (pecach) e do grego, πασχα (pascha), literalmente significa “passar

por cima ou saltar por cima.” O termo ilustra muito bem o facto da décima praga que resultaria na morte de todos os primogênitos residentes no Egipto ter saltado as casas dos israelitas por terem observado o ritual ordenado por Deus. A sua instituição está registrada em Êxodos 12, um evento que determinou a libertação do povo de Deus das terras de Egipto, onde estavam na condição de escravos por 400 anos, dando assim o início da jornada à terra prometida. O Senhor Deus ordenou que a Páscoa fosse celebrada perpetuamente. A Páscoa do Antigo Testamento era uma ilustração que foi perfeitamente consumada na morte e ressurreição de Jesus Cristo (João 1:29; 1Co 5.7).

Deste modo, a Páscoa é definida como a celebração da nossa salvação, que se tornou realidade através da morte e ressurreição do Jesus Cristo, resultando na expiação dos nossos pecados, tornando possível a nossa reconciliação com o Deus, e, portanto, nosso retorno ao Seu plano original: a comunhão eterna com o Triuno Deus.

Por que celebrar?

A celebração da Páscoa é fundamental para nós, cristãos, por diversos motivos. Em primeiro lugar, a Páscoa confirma a promessa divina de vida eterna para todos que creem em Cristo. Como afirmado por Paulo em 1 Coríntios 15:20 (ARA): “Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem.” Além disso, a celebração da Páscoa nos convida à reflexão sobre o sacrifício de Cristo na cruz e sua vitória sobre o pecado.

A celebração da Páscoa é motivada pela centralidade da obra redentora de Cristo. Torna-se essencial para nós, cristãos, pois concentra a esperança central da fé bíblica: a promessa da vida eterna em Cristo.

Como celebrar?

A forma como os cristãos celebram a Páscoa deve refletir a centralidade de Cristo. Assim, a celebração pode ocorrer tanto de forma congregacional quanto devocional. No contexto do culto, a celebração inclui a leitura das Escrituras, especialmente os relatos da Paixão (morte e ressurreição de Cristo), bem como a participação na Ceia do Senhor, que simboliza a comunhão dos crentes com Cristo, substituindo a refeição instituída em Êxodo 12. Além disso, a Páscoa pode ser celebrada através de práticas devocionais pessoais e/ou familiares, como oração, cânticos de louvor e reflexão sobre o significado da morte e ressurreição de Cristo para a vida cotidiana. A vida do cristão deve ser moldada pelo sacrifício de Cristo, inspirando gratidão, serviço e esperança.

Conclusão:

Em suma, a celebração da Páscoa é uma oportunidade especial para celebrarmos e proclamarmos a obra redentora de Cristo, renovando nossa fé e esperança na promessa da ressurreição. A Páscoa é uma ocasião de reflexão e adoração em torno do sacrifício e da vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, impulsionando-nos a viver em resposta a essa realidade transformadora.

Baptista Panda, Mestrando em Teologia Sistemática pela Stellenbosch University (África do Sul), Mestrando em Ministério pela Carolina University (USA), Pós-graduado em Teologia Sistemática pela Stellenbosch University, Pós-graduado em Pregação pelo Instituto Presbiteriano de Pós-graduação (Brasil), Pós-graduado em Metodologia de Investigação Científica pela Faculdade Agostinho Neto (Angola) e bacharel em Teologia pelo Instituto Superior de Teologia Evangélica no Lubango – ISTEL (Angola). Pastor na Igreja Presbiteriana de Angola e Youtuber com o Canal “Lição do Capítulo.”